Power Metal :: Bandas Desconhecidas XIII :: Amazing Maze

em

amazing maze banda

Uma banda que definitivamente é desconhecida, mas com músicos que não são tão desconhecidos assim. A questão aqui é que Amazing Maze é só um nome de fachada, uma decisão tomada talvez pela banda, talvez pela gravadora que assinou com eles, King Records, pois eles são ninguém menos que a banda italiana Labyrinth.

Com seu álbum homônimo lançado em setembro de 2007, os caras do Labyrinth lançaram essa pérola apenas no Japão, e só posso imaginar os motivos. Sabemos que o mercado japonês consome Power Metal mais que qualquer outra nação, então não é de se estranhar que eles queiram exclusividades. Não vou saber dizer se esse álbum foi bem aceito ou até mesmo divulgado por lá, mas o resultado é sensacional.

Em fevereiro de 2007 a banda também lançou seu sexto álbum, “6 Days to Nowhere”, que seguiu a linha do anterior “Freeman”, mantendo uma pegada bem menos Power e muito mais… outra coisa. O curioso é que com Amazing Maze eles soam exatamente como os fãs esperam que a banda soe, só que menos prog e muito mais power. Talvez em Amazing Maze eles teriam tido um resultado muito melhor do que com “6 Days” se tivesse sido lançado no restante do mundo.

Logo na faixa de abertura do álbum você consegue sentir que os caras queriam mostrar que ainda sabem tocar Power Metal, com uma música super acelerada e melódica. No restante do álbum é extremamente aparente a diferença criativa que a banda adotou aqui em relação a seus álbuns anteriores. Isso, ou o álbum foi escrito por outra(s) pessoa(s), o que pensando agora faz bastante sentido. Nem em seus álbuns iniciais, quando ainda eram muito mais melódicos, eles soavam desse jeito.

Outra música super acelerada é “Fast and Dangerous”, que faz jus ao nome, com sua bateria e guitarra ligadas no 220V e um vocal super agudo e mais agressivo de Tiranti. Mas o engraçado aqui é durante o solo, com uma melodia super familiar que to tentando lembrar de qual música do Labyrinth ela era! O que me faz pensar que talvez esse álbum seja uma versão alternativa de músicas já existentes… Vou analisar mais a fundo com mais calma depois.

No geral, Amazing Maze fez um excelente trabalho de usar os músicos do Labyrinth para lançar um material que a própria banda estava precisando. O único porém é que por ter sido lançado apenas no Japão, nunca ganhou o destaque que merece e muito menos o reconhecimento. Talvez a banda tivesse se dado melhor com o cenário na época se “6 Days” fosse diluído com algumas faixas desse álbum ou até mesmo trocado 100% de lugar.

Texto retirado do site da gravadora sobre o álbum:

まさにアメイジング!!ラビリンス初期の世界観が再び躍動する!!
オリジネーターによる驚愕のメロディック・メタル・プロジェクト生誕!! 

サウンドの拡散と変化を更に続けイタリアン・メタル・シーンを牽引する第一人者ラビリンス。一方で初期のスタイルを懐かしむ声があるのも確か。その希望がここに叶えられる!初期ラビリンスをイメージさせる“アメイジング・メイズ”の名の下に本人達がクリエイトするサウンドは、驚くべきことに徹底してメロディ・疾走感・様式美に拘ったもの!失われたサウンドが自身の手によって再現される驚きの展開に、マニアが狂喜乱舞する姿が浮かぶ!

【メンバー】
Jack Russell (ジャック・ラッセル:Vo)
Mark Kendall (マーク・ケンドール:G)
Michael Lardie (マイケル・ローディー:G, Key)
Sean Mcnabb (ショーン・マクナブ:B)
Audie Desbrow (オーディー・デスブロウ:Ds)

Como podemos ver, além dos pseudônimos que eles já usam ou usavam, eles adotaram outros nomes novamente para esse projeto. O texto em si é bem genérico, não fala muita coisa interessante, mas menciona o nome da banda Labyrinth, o que quer dizer que não é um projeto totalmente secreto.

A falta de informação sobre esse projeto é enorme, até mesmo para encontrar imagens da capa. Porém, é possível escutar o álbum na íntegra no Youtube, o que facilita a análise. Fora isso, só saberemos mais quando alguém conseguir entrar em contato com algum membro da banda e perguntar sobre o assunto! Prometo que vou tentar 😀

1. INTRO
2. PRAY !
3. THE STRUGGLE
4. LIVE OR DIE
5. ANGEL WITCH (Cover)
6. FAST AND DANGEROUS
7. AMAZING MAZE
8. WOUNDED HEART
9. THE KING OF PAIN
10. I AM THE LAW
11. METAL EMPIRE
12. COME BACK TO ME

Deixe um comentário