Power Metal :: Bandas Desconhecidas XVII :: Ironware & Freternia

Uma das vantagens de comprar CDs antigamente eram os catálogos que vinham em alguns álbuns, principalmente os importados. Os da gravadora Limb Records costumavam vir dentro do encarte mesmo, e enquanto você lia as letras das músicas, se deparava com quatro páginas ou mais de capas de cds e propagandas de outras bandas. Alguns podem achar isso ruim ou incomodo, mas para mim foi um ótimo meio de conhecer novas bandas. E entre elas estava Ironware!

Vindo dos confins da Suécia, a banda formada em 1998 pelo vocalista Pasi Humppi, Stefan Malmenlid no teclado, os guitarristas Stefan Andersson e Niklas Möller, na bateria Híkan String e no baixo Freddy Zielinsky, só chegou a lançar seu primeiro e único álbum em 2003. Chegaram a ter duas demos, uma em 1998 e outra em 2000, chamada “Return of the King”, que já soava mais com o seu debut.

O álbum de estreia, “Break Out”, teve como um dos singles lançado pela Limb Records a faixa “Holy Man”, que foi incluída na coletânea “Louder than the Dragon” da gravadora, onde eu ouvi a música deles pela primeira vez. E logo de cara eu já me interessei, pois o som deles é o clássico power metal: Guitarras rápidas e melódicas, com solos rápidos e uma bateria acelerada. Porém o destaque fica para o vocal de Pasi Humppi, que se destaca e caracteriza muito o som da banda. E falo isso pois é só ouvir as outras bandas por onde ele passou que você facilmente identifica a voz, ou pelo menos pensa “ei, eu conheço esse cara de algum lugar”.

Seguindo nas faixas, o destaque fica para “From Deep Inside”, “Sanctuary”, “Holy Man” e “Dark Sun”. Mas na real, o álbum todo vale a pena.

Não existe muita informação sobre a banda, afinal ela deixou de existir logo após seu primeiro álbum. Talvez tenham feito uma turnê aqui e ali, mas não existe mais material da banda. Porém não foi o fim da carreira deles.

Enquanto eles tentavam a fama através da banda Ironware, Pasi já cantava em uma outra banda chamada Freternia, que contava com dois álbuns lançados, “Warchants & Fairytales” em 2000, e “A Nightmare Story” em 2002. A pegada era parecida com Ironware, mas o foco aqui era mais sinfônico, com uma influência mais fantasiosa e parecida com os clássicos do estilo.

A diferença aqui era que a banda usava mais backing vocals, e o teclado tinha mais participação, deixando o som mais sinfônico. Porém com o vocal super característico de Pasi, fica evidente a similaridade com Ironware. Aliás, pode-se dizer o contrário, afinal Ironware veio depois do Freternia.

Avançando no tempo, após o fim de ambas as bandas, Pasi se manteve ocupado, não deixando seus talentos sem uso. Ele ainda formou outras duas bandas em 2005, Ablaze e Cromonic. Com o Ablaze ele chegou a gravar uma demo em 2005, mas foi só em 2007 que o debut (e novamente único álbum) saiu apenas no Japão, chamando “Reaperbahn”.

Já com Cromonic ele também gravou uma demo em 2005, mas parece ter deixado o projeto de lado em 2006, pois seu primeiro single e álbum saiu apenas ano passado! O álbum “Time” foi lançado em abril de 2017, e parece que finalmente Pasi se acertou.

Em Cromonic o som da banda se mantem similar as bandas anteriores, porém o tema fantasioso se foi e agora o foco é mais maduro e fala de temas no geral. Porém a última faixa do disco, “Dragonsong”, é uma regravação da banda Freternia.

Para resumir, Ironware, Freternia, Ablaze e Cromonic, todas bandas de Pasi Humppi, um sueco doido e super dedicado, são bandas que mostram diferentes fases de um músico e do estilo, pois é possível perceber a evolução musical de ambos durante os anos.

E para quem curtiu Freternia, 2018 será o ano em que a banda ressuscitará das cinzas e lançará um novo álbum! Alguns teasers já foram lançados nas redes sociais, então podemos esperar mais uma pérola do Power Metal esse ano!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s